Morre ex-deputado José Vicente
Brizola
Morreu nesta sexta-feira (28),
aos 61 anos, o ex-deputado federal José Vicente Goulart Brizola, 61 anos, pai
do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto. Filho mais velho do
ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro Leonel Brizola, José
Vicente era sobrinho do ex-presidente João Goulart. Ele estava internado desde
o dia 13 no Hospital Miguel Couto, zona sul do Rio, com um quadro hemorrágico.
José Vicente Brizola nasceu em Porto Alegre e foi eleito para a Câmara dos
Deputados em 1990, pelo PDT do Rio de Janeiro, cargo no qual permaneceu até
1995. Ele também é pai da deputada estadual gaúcha Juliana Brizola e do
vereador pelo município do Rio de Janeiro Leonel Brizola Neto. O ministro
Brizola Neto está no Rio, onde participa do velório desde as 18h, no Hospital
Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária da cidade. Amanhã (29), no mesmo
local, o corpo do ex-deputado será cremado.
28/12/2012 - 21h08
UOL Notícias
http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/12/28/morre-ex-deputado-jose-vicente-brizola.jhtm
Num ‘jogo de cartas marcadas’, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular de Maricá promoveu um Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado para Assistentes Sociais e Psicólogos. Como já era previsto, segundo ‘voz corrente’ entre os inscritos, somente os candidatos que foram demitidos e eram remanescentes do último processo foram selecionados para reintegrar os quadros oferecidos pela Secretaria. A relação nominal dos candidatos aprovados deixa clara a intenção da Secretaria de reconduzir seus ‘apadrinhados’ aos cargos disponíveis. Dos 30 primeiros Assistentes Sociais aprovados e convocados 20 são ex-contratados e os outros 10 têm de uma forma ou de outra ‘afinidades’ com membros do governo de Maricá. Do 31º ao 40º colocado, número limite de convocações explicitas no edital, todos também têm alguma ligação com a cidade. A partir do 41º até o 134º, em sua grande maioria, só consta candidatos de outros municípios, chamados de ‘estrangeiros’.
ResponderExcluirOutro dado alarmante é a coincidente sequência de aprovados em relação à numeração da inscrição. O número de inscrição de cada candidato foi atribuído por ordem de chegada ao local indicado. Pois bem, estranhamente algumas sequências de aprovados deixam margem à especulação em relação à lisura do processo seletivo. Candidatos com números de inscrição: 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10; 55, 56, 57 e 58; 105, 106, 108 e 109 estão entre os 30 primeiros convocados, numa clara evidência de que essas pessoas estavam em grupo. Sendo no mínimo conhecidas, mesmo porque trabalhavam juntas até bem pouco tempo como contratadas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular. Isso deixa claro de que esses candidatos aprovados marcaram, entre si, dia e horário para efetuarem suas inscrições em conjunto.
Tal atitude da Secretaria Municipal de Assistência Social e Participação Popular de Maricá denota total falta de respeito com os candidatos que vieram dos mais distantes lugares, tanto para fazerem as inscrições quanto para a redação. Os candidatos, iludidos, perdem tempo e dinheiro quando na realidade estava tudo combinado e já se sabia quem seriam os aprovados no fatídico processo seletivo. Inclusive no dia da redação, 28/04, o comentário entre os candidatos era de que somente os inscritos que haviam sido demitidos anteriormente por término de contrato é que seriam aprovados. Após a aplicação da redação, já do lado de fora do C.E.M. Joana Benedicta Rangel, ouviu-se relatos de que os servidores da Secretaria que monitoravam os candidatos trataram os mesmos com desdém e ‘piadinhas’ em ‘tom’ irônico. Curiosamente alguns candidatos, em várias salas, entregaram a folha de redação com apenas 20 minutos do seu início enquanto outros demoraram até 3 horas para terminá-la.
Se a intenção da Secretaria era realocar os ‘apadrinhados’ deveria apenas readmiti-los, e não usar de má fé gerando uma falsa expectativa nos incautos candidatos. Cabe agora ao Ministério Público averiguar essas denúncias solicitando à Prefeitura de Maricá explicações materiais sobre a probidade na execução do Processo Seletivo.
nucleo de base
ResponderExcluir