quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PREFEITOS ENRIQUECEM


Prefeitos enriquecem em cidades empobrecidas

Nas cidades com as maiores quedas no Ideb, os chefes do Executivo local multiplicaram os patrimônios pessoais. Boa parte deles tenta a reeleição.

Brasília – Não é apenas o péssimo desempenho de alguns municípios brasileiros na mais recente avaliação sobre a qualidade do ensino médio que envergonha os brasileiros. Um cruzamento feito pelo Estado de Minas comparando os dados do Ministério da Educação (MEC) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, em boa parte das cidades, enquanto o ensino público despencou, o patrimônio dos prefeitos – boa parte deles de olho na reeleição – ascendeu. E não são números isolados: em 20 das 30 cidades onde o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) registrou as maiores quedas, comparando-se os resultados de 2011 com os de 2009, os atuais prefeitos ou vice-prefeitos são candidatos nas eleições de outubro.

Em 14 desses municípios, os políticos aumentaram os respectivos patrimônios. “O Congresso Nacional precisa aprovar uma lei de responsabilidade educacional para evitar a má aplicação dos recursos e punir os gestores que não cumprirem as metas”, defendeu o professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Célio da Cunha.

As histórias absurdas se multiplicam, como os recursos nas contas bancárias dos administradores públicos. Com 14 mil habitantes e distante 446 quilômetros de Salvador, Glória (BA) foi reprovada na avaliação de qualidade do ensino feita pelo MEC. O município, que se orgulha das festas populares locais, faz parte da lista de mais de 900 cidades brasileiras que viram piorar o desempenho dos alunos da rede municipal nos anos iniciais do ensino fundamental. Mas, na contramão da qualidade educacional, os moradores também viram o fenômeno da multiplicação do patrimônio da prefeita Ena Vilma Pereira Negromonte (PP), mulher do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA), que reassumiu o mandato na Câmara dos Deputados.

Em 2008, Ena Vilma declarou à Justiça Eleitoral ter dois lotes, no valor total de R$ 8 mil. Neste ano, informou um patrimônio de R$ 281 mil, 35 vezes mais do que o registrado há quatro anos. O secretário de Governo da Prefeitura de Glória, Nivaldo Lopes, afirmou que “o patrimônio da prefeita Ena Vilma é perfeitamente compatível com sua renda e está devidamente declarado no Imposto de Renda”. Já em relação à redução da nota do Ideb, ele diz que a prefeitura atingiu índices acima da média brasileira. A alegação é que as três maiores escolas da cidade não foram incluídas no Ideb, o que teria prejudicado a avaliação do município.
(27/08/2012)

http://www.abracambrasil.org.br/


PDT-RJ NA DISPUTA NOS 92 MUNICÍPIOS





PDT-RJ vai disputar 47 prefeituras nos 92 municípios

O PDT-RJ vai disputar 47 prefeituras nos 92 municípios fluminenses, sendo em que em nove com candidatos a prefeito e vice; 19 através de coligações, indicando o prefeito; e 19, também através de coligações, indicando o vice-prefeito. O partido também disputará vagas de vereador em todo o estado, somando ao todo 1.150 candidatos a vereador no Estado do Rio de Janeiro.

Chapas completas de prefeito e vice concorrerão em Barra do Piraí, Cabo Frio, Cantagalo, Conceição de Macabu, Magé, Mangaratiba, Mendes, Petrópolis, Santa Maria Madalena. Em outras 38 cidades, o PDT concorrerá coligado com outros partidos onde se destacam o PT, com seis coligações; PSB, com cinco; PPS e PMDB, com quatro; PTB e PSC, três; e alianças com mais nove partidos políticos diversos.

Em 19 municípios o PDT apresenta candidaturas a prefeito: Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Itaboraí, Italva, Itatiaia, Mesquita, Niterói, Nova Iguaçú, Paracambi, Paty do Alferes, Porto Real, São Gonçalo, São João de Meriti e São José do Vale do Rio Preto.

Em outros 19 municípios o vice é pedetista: Angra dos Reis, Araruama, Bom Jesus de Itabapoana, Carapebus, Cordeiro, Duque da Caxias, Itaocara, Itaperuna, Japeri, Maricá, Miracema, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Resende, Rio das Ostras, São Fidélis, Seropédica, Sumidouro e Tanguá.

Quanto as candidaturas a vereador, a capital lidera em número de candidatos: são 77 no total. Depois, ainda em quantidade de candidatos, vem São Gonçalo na segunda posição, com 53 candidatos. Pela ordem, em seguida, vem: Nova Iguaçu, com 47; Duque da Caxias, com 44; São João de Meriti, com 38; Niterói, com 31 candidatos; Belford Roxo, com 30 candidatos a vereador; Cabo Frio, com 25 e Itaboraí, com 24 candidatos a vereador. Já Nilópolis e Petrópolis terão 23 candidatos com a legenda do PDT e, Magé e Saquarema.

Com um quantitativo entre 20 e 11 candidatos do PDT,  aparecem os  municípios de Angra dos Reis e Santo Antonio de Pádua (20); Resende e Três Rios (19); Volta Redonda (18); Barra do Piraí, Campos dos Goytacazes, Japeri e Porciúncula (17); Comendador Levy Gasparian e Nova Friburgo (16); Armação de Búzios e Tanguá (15); Mendes, Paracambi, Paty do Alferes e Pinheiral (14); Engenheiro Paulo de Frontin e Mesquita (13); Maricá, Rio Bonito e Rio das Ostras (12); Casimiro de Abreu, Italva, Piraí e Queimados (11).

Chapas do PDT com até 10 candidatos serão lançadas em Cantagalo, Itaguaí, Mangaratiba, Porto Real e Valença (10); Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Santa Maria Madalena e Seropédica (9); Arraial do Cabo, Bom Jesus de Itabapoana, Carapebus, Conceição de Macabu, Itatiaia, Miracema, Paraíba do Sul, Sumidouro e Teresópolis (8); Barra Mansa, Itaocara, Natividade, Rio das Flores, São João da Barra, São José do Vale do Rio Preto e São Pedro da Aldeia (7); Miguel Pereira, São Fidélis, São Sebastião do Alto e Vassouras (6); Areal, Cardoso Moreira, Guapimirim, Iguaba Grande e Macuco (5); Araruama, Carmo, Paraty, Quissamã e Rio Claro (4); Aperibé, Bom Jardim, Cordeiro, Laje de Muriaé, Macaé e São José de Ubá (3); Itaperuna, São Francisco do Itabapoana e Silva Jardim (2); Duas Barras, Quatis e Varre-Sai (1).
           
por Apio Gomes - 10/8/2012             
Fonte: http://www.pdt-rj.org.br/primeirapagina.asp?id=1737